segunda-feira, 7 de junho de 2010

MARKETING: primeiro treinamento para vendas das Ecobags

Pessoal a Beatriz enviou um material para treinamento de vendas muito bom, irei reproduzir abaixo o material:




Marketing

Marketing é o processo de planejar a concepção, o preço, a promoção e a distribuição de bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais. Podemos definir “marketing” como: conquistar e manter clientes.

O que devemos evitar no diálogo

·  Expressões repetitivas: Então ta, então, Né?, Ta?, Perfeito.
·                     Gírias.
·                     Insegurança: Eu acho..., Não sei bem..., Talvez..., Pode ser...
·                     Dar explicações muito longas.
·                     Tratamento íntimo.
·                     Não ficar de conversa fiada.
·                     Uso de condicionais: Poderia, gostaria, queria, quisesse, pudesse.
·                     Expressões negativas: Problemas, gastos, nunca, atraso, pois não.

O que devemos fazer

· Informar as características, vantagens, benefícios e valores.
· Informar qual é o diferencial competitivo.
· Formar frase curta, palavras simples e objetivas.
· Ser objetivo com o cliente.
· Usar palavras que transmitem energia e dinamismo.
· Seja natural, sorria.
· Use sempre as palavras mágicas: Sim,mas..., Certo,mas...,Acredito que...,Compreendo Sr./Sra...,Se estivesse em seu lugar...
· Ter conhecimento do produto

Barreiras numa venda

·                    Cliente: Preciso de tempo para pensar. Sua resposta:
        “O Sr. Está certo, devemos pensar bem em nossas decisões, mas para ajudá-lo, pode fazer qualquer pergunta que terei um prazer enorme em respondê-lo.”
·                     Cliente: O seu produto está caro. Sua resposta:
“Mas, note só os nossos diferenciais, a ecobag é artesanal, nossa miniempresa apóia a sustentabilidade, pois nos dias atuais preservação do Meio Ambiente é considerado muito importante”.
·                     Cliente: Já tenho uma bola. Sua resposta:
“ O motivo da minha venda é servir o Sr. Uma nova opção e tenho certeza que o Sr. Não vai se arrepender.”

Frases proibidas

A.                    Errada → “Você terá que..”
              Certa → “Só é necessária...”
B.                    Errada → “Não sei, não”
                       Certo → “Não tenho resposta disponível e irei verificar”.

C.        Errada →Não (no início de uma sentença)
                       Certa → “O que podemos fazer Sr. é...”

1 comentários:

Adolescente Brasileira disse...

Usei as dicas e deu muito certo. Tive de dar o desconto, mas essas dicas com certeza foram cruciais para minha venda :)

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