segunda-feira, 7 de junho de 2010

Análise SWOT



Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as Forças e Fraquezasda empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças internas para a mesma.
De acordo com VALUE BASED MANAGEMENT (2007), Forças e Fraquezas(Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores.
Já as Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.
Uma organização deve tentar se adaptar ao seu ambiente externo. A análise S.W.O.T. é uma ferramenta excelente para analisar as forças e fraquezas internas de uma organização, e as oportunidades e ameaças externas que surgem como conseqüência. (VALUE BASED MANAGEMENT, 2007)


Para montar uma Análise SWOT de Riscos (Identificação de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades), normalmente usamos uma simples planilha dividida em quatro grande áreas:
  • (S) Strengths (Pontos Fortes, de origem interna)
  • (W) Weaknesses (Pontos Fracos, de origem interna)
  • (O) Opportunities (Oportunidades externas)
  • (T) Threats (Ameaças externas)
           
A análise SWOT pode servir para se avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma equipe, etc. Para cada um destes itens, fazemos perguntas similares a:

Pontos Fortes:
  • O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem?
  • Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
  • O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem?

Pontos Fracos:
  • No que você pode melhorar?
  • Onde você tem menos recursos que os outros?
  • O que outros acham que são suas fraquezas?

Ameaças:
  • Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ?
  • O que seu concorrente anda fazendo?

Oportunidades:
  • Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
  • Que tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor?



    ATENÇÃO PROMOÇÃO: Os participantes que postarem abaixo um modelo prático de análise SWOT para a Flor de Lótus serão premiados na próxima jornada. (não há necessidade de ser em matriz, gráfico ou quadrado, apenas em texto simples)

5 comentários:

Adolescente Brasileira disse...

PONTOS FORTES: Facilidade de comunicação com o público
PONTOS FRACOS: organização, mão-de-obra não-qualificada, concentração (podem facilmente serem trabalhados)
AMEAÇAS: marcas famosas (talvez, pela lei, a idade atrapalhe um pouco)
Oportunidades: ecologia combinada com moda e tendências

Tatiana Maria zuffo disse...

A Miniempresa Flor de Lotus S.A./E pode crescer cada vez mais, e é a partir da análise SWOT que ela vai se fortalecer.
Flor de lotus é uma miniempresa que está ajudando o planeta com suas sacolas ecológicas e, deixando assim, as sacolinhas de supermercados que hoje já foram dispesandas por mais de 1 milhão de pessoas.(ponto forte)
É em cada jornada, que todos nós integrantes, podemos ajustar cada erro cometido, ou seja, aprimorar os nossos modelos de bolsas, tornando-as, mais a cara de cada cliente!(ponto fraco)
Devemos também lembra de nossos concorrentes, pois não estamos sozinhos no mercado!! Ficar mais atentos a novas ideias lançadas e assim aprimorá-las ao nosso benefício. (ameaças)
E por último as oportunidades que a a nossa miniempresa pode aproveitar a cada vez mais, como por exemplo, tentarmos levar o nosso produto para uma feira de exposição, onde podemos arrecadar um pouco mais de dinheiro e além de tudo mostrar de como no empresa foi consciente na hora da elaboração do produto!!

** Eu não quis escrever tanto assim, é que acabei me empolgando**

Unknown disse...

PONTOS FORTES DA FLOR DE LÓTUS:força de vontade, perceverança, esforço, criatividade e talento empreendedor.
PONTOS FRACOS: falta de experiência, falta de habilidade , falta de qualificação e não é organizada. Mas tudo isso pode ser mudado se mantivermos a convicção dos pontos fortes.
AMEAÇAS:Por não sermos qualificados, nosso produto ainda não consegue concorrer de igual para igual com empresas maiores e produtos industrializados.
Oportunidades: Temos a oportunidade de ser uma empresa inovadora, ja que é feita por adolescentes criativos e empenhados, com o ambito de obter sucesso. Assim , podemos criar uma nova classe consumidora a nosso favor.

Unknown disse...

Pontos Fortes:vontade de aprender sempre mais, companheirismo e criatividade.
Pontos Fracos: falta de treinamento e organização. Porém, com o passar das jornadas vamos nos aprimorando e aprendendo mais.
Ameaças: A falta de qualidade do produto nas primeiras jornadas fica um pouco mais dificil de competir com empresas maiores e com mais tempo de mercado.
Oportunidades: já que somos uma Miniempresa preocupada com o Meio Ambiente podemos ganhar mais consumidores por esse fator.

Unknown disse...

Gostaria de uma apotunidade

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